Sociedade Brasileira de
Tai Chi Chuan e Cultura Oriental

Desde 1978 ensinando no Brasil

Tai Chi Chuan

Ranking da Família Yang

História

Sistema

Seguindo as necessidades e o desenvolvimento das artes marciais, o Instituto de Artes Marciais Chinesas implementou em 1997, o sistema de graduações para as artes marciais chinesas, para avaliar o nível de habilidade e contribuições dos praticantes e das pessoas que trabalham no campo das artes marciais formalmente. Nos últimos dois anos de desenvolvimento, alcançou sucesso entre os praticantes e artistas marciais profissionais.

A Associação Internacional, com o objetivo de adaptar à ordem atual das artes marciais chinesas e melhorar o desenvolvimento futuro do Tai Chi Chuan, criou o sistema de graduações para os praticantes do Tai Chi Chuan. A estrutura da Associação do Sistema de Graduações está baseada no “Sistema de Ranks das Artes Marciais Chinesas”.

>> Clique aqui e faça o download do material de estudo para a prova teórica, nele está tudo o que você precisa saber sobre a teoria do Tai Chi Chuan para fazer a prova escrita do ranking.

>> Clique aqui e faça o download do formulário para solicitação de Ranking.

Sistema de Ranking para o Estilo Yang de Tai Chi Chuan

Propósito

Este sistema de ranking foi desenvolvido especificamente para promover o desenvolvimento do Estilo Yang de Tai Chi Chuan, elevar o nível de habilidade e teoria dentro do Estilo Yang de Tai Chi Chuan e estabelecer um sistema de treino unificado dentro do mesmo.

Nomes dos Graus

Há nove graus que serão nomeados de acordo com uma variedade de fatores. O tempo de pratica, o nível de habilidade e teórico do praticante. Pesquisas realizadas, o respeito ao Código de Ética das Artes Marciais e às contribuições para o desenvolvimento do Estilo Yang de Tai Chi Chuan, são considerados na avaliação dos graus. Estes são como segue:

  • Graduação Inicial: Um, dois e três.
  • Graduação Intermediária: Quatro, cinco e seis.
  • Graduação Avançada: Sete, oito e nove.

 

Iniciante:

1º grau (Águia Cobre): Indivíduos que praticaram o Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan durante pelo menos um ano depois de entrar no sistema de graduação. O praticante deverá alcançar uma pontuação de pelo menos 7.5 pontos no teste do Estilo Yang da Forma Tradicional com as mãos e respeitar o Código de Ética das Artes Marciais. Assim poderá adquirir o 1º grau;

2º grau (Águia Prateada): Indivíduos que praticam o estilo Yang de Tai Chi Chuan à pelo menos um ano depois de atingir o primeiro grau. A pontuação é de 8 pontos no teste do Estilo Yang da Forma Tradicional com as Mãos e é necessário respeitar o Código de Ética das Artes Marciais. Assim o praticante poderá obter o 2º grau.

3º grau (Águia Dourada): Aos Indivíduos que praticaram o Estilo Yang de Tai Chi Chuan durante pelo menos um ano depois de atingir o 2º grau, terão que obter uma pontuação mínima de 8 pontos em cada exame; Estilo Tradicional Yang da Forma com as mãos e Forma Tradicional Yang com a Espada ou Sabre. Deverão também respeitar o Código de Ética das Artes Marciais, assim poderão avançar para o 3º grau.

Intermediário:

4° grau (Tigre Cobre): Para os indivíduos que praticaram o Estilo Yang de Tai Chi Chuan durante pelo menos dois anos depois de atingir o 3º grau. É preciso atingir uma pontuação combinada de pelo menos 34.4 pontos nos exames do Estilo Yang da forma com as mãos, a forma de 49 movimentos, a forma de espada e Sabre. O praticante deverá também somar 75 pontos no 4° teste teórico e respeitar o Código de Ética das Artes Marciais. Assim poderá avançar para o 4º grau.

5º grau (Tigre Prateado): O indivíduo deverá ter pelo menos dois anos de prática no Estilo Tradicional Yang de Tai Chi Chuan depois de adquirir o 4ºgrau. É preciso alcançar uma pontuação combinada de 35.2 pontos nos exames da Forma Tradicional com as mãos do Estilo Yang, na Forma de 49 movimentos, na Forma com a Espada e Sabre. Será necessário somar pelo menos 80 pontos no 5º teste de teoria e respeitar o Código de Ética das Artes Marciais.

6º grau (Tigre Dourado): Os indivíduos que praticaram o Estilo Yang de Tai Chi Chuan pelo menos dois anos depois de atingir o 5ºgrau. É preciso alcançar uma pontuação combinada de pelo menos 35.2 pontos nos exames da Forma Tradicional com as Mãos, na Forma de 49 movimentos, nas Formas com a Espada e o Sabre. Será necessário somar 85 pontos no 6º teste teórico e respeitar o Código de Ética das Artes Marciais.

Avançado:

7º grau (Dragão Cobre): Os indivíduos que praticaram durante pelo menos seis anos o Estilo Tradicional Yang de Tai Chi Chuan depois de Ter adquirido o 6ºgrau. O praticante deverá ter um certo grau de sucesso em trabalhos, pesquisas e escritos teóricos sobre artes marciais e um elevado nível de virtude marcial.

8º grau (Dragão Prateado): Para os indivíduos que praticaram o Estilo Yang de Tai Chi Chuan durante pelo menos cinco anos depois de Ter adquirido o 7ºgrau. É preciso ter alcançado certo nível de sucesso em trabalhos, pesquisas, escritos teóricos na área de artes marciais e contribuído significativamente ao desenvolvimento do Estilo Tradicional Yang de Tai Chi Chuan. Deverá ter um nível elevado de virtude marcial.

9º grau (Dragão Dourado): Depois de atingir o 8ºgrau, o indivíduo que alcançou um grande reconhecimento em trabalhos, pesquisas e escritos teóricos em artes marciais. Contribuiu grandemente ao desenvolvimento do Estilo Tradicional Yang de Tai Chi Chuan tendo grande influência e um nível elevado nas virtudes marciais, poderá passar para o 9°grau.

Poderá ser dado às pessoas famosas, que contribuem grandemente para o desenvolvimento do Estilo Tradicional Yang de Tai Chi chuan, um elevado nível honorário sob a discrição da Associação Internacional.

Método dos testes, pontuação e pedido para mudança de grau

1. Os praticantes que respeitam o Código de Ética das Artes Marciais e têm amor pelas mesmas, além de possuir um certo nível de habilidade marcial e entendimento teórico, podem requerer aquisição de grau. Os comitês organizados de ranks deverão ter autorização da Associação Internacional do Estilo Yang de Tai Chi Chuan para poder promover exames de graduação.

2. Cada Centro Yang Chen Fu de Tai Chi Chuan organizará exames de primeiro, segundo e terceiro graus uma vez por ano para seus alunos adquirirem as graduações. Os resultados do aluno aprovado serão enviados para a Associação Internacional do Estilo Yang de Tai Chi Chuan para oficializar a graduação.

3. A Associação Continental que organiza comitês de Ranking poderá realizar exames para os 4°, 5º e 6º graus. Os resultados do candidato aprovado serão enviados para a Associação Internacional, para o seu reconhecimento.

4. O Comitê Internacional de Ranking irá, esporadicamente, organizar exames para aquisição dos sétimo, oitavo e nono graus.

5. O método de prova incluirá competições organizadas pela Associação Internacional do Estilo Yang de Tai Chi Chuan e a padronização dos exames de graduação.

Certificados, Vestimenta e Insígnia

Certificado: A Associação Internacional do Estilo Yang de Tai Chi Chuan fará certificados padronizados.

Vestimenta: A Associação Internacional do Estilo yang de Tai Chi Chuan padronizará a vestimenta.

Insígnia: A Associação Internacional do Estilo Yang de Tai Chi Chuan desenhará insígnias padronizadas para os seguintes graus:

  • Iniciantes: 1º grau (Águia Cobre), 2° grau (Águia Prateada), 3º grau (Águia Dourada).
  • Intermediários: 4º grau (Tigre Cobre), 5º grau (Tigre Prateado), 6º grau (Tigre Dourado).
  • Avançados: 7º grau (Dragão Cobre), 8º grau (Dragão Prateado), 9º grau (Dragão Dourado).