Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental Yang Chengfu Tai Chi Chuan Center Yang Family Tai Chi Chuan

Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental

Yang Chengfu Tai Chi Chuan Center - São Paulo - Brasil

Desde 1978 ensinando no Brasil

 

Representantes para a América Latina da
Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang

Prof. Roque Enrique Severino (Lama Karma Zopa Norbu)

Roque Enrique Severino e Yang Zhenduo

- Discípulo direto do Mestre Yang Jun, na linhagem de Tai Chi Chuan da Família Yang

- Diretor-Fundador da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental

- Diretor do Yang Cheng Fu Tai Chi Chuan Center de São Paulo

- Diretor Fundador da Kagyu Dag Shang Choling - Jardim do Dharma

 

Nasce em Buenos Aires na Rep.Argentina, Com a idade de 6 anos iniciou seus estudos sobre o Budismo com sua professora primária, incentivado pelo seus próprios pais.

Aos 13 anos junto aos seus estudos primários comuns iniciou estudos de Tai Chi Chuan da linhagem da Família Yang e I Ching com o professor Ma Tsun Kuen, adido comercial da embaixada chinesa em Bs.As. . Continuou seus estudos de filosofia oriental antiga, na Faculdade de ensino Livre "San Francisco de Assis" especializando-se na cultura chinesa antiga, o Budismo Chinês e o I Ching.

Em 1978 Aos 24 anos mudou-se para São Paulo Brasil fundando a Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental.

Em 1978 Inicia seu treinamento Budista na escola japonesa Soto Senshu em SP sob a direção do Mestre Tokuda.

Em 1978 - conheceu o Mestre Liu Pai Lin e seu filho o Mestre Liu Chi Ming com quem continuou seus estudos do I Ching o livro das mutações e do treinamento interior do Tai Chi Chuan.

Em 1980 adquire as terras que serão utilizadas para construir as instalações da Kagyu Dag Shang Choling – Jardim do Dharma – Estas terras foram consagradas pelo Monge Tendai Dokan Yanashigawa em 1990 novamente pelo Geshe Gelupa Lobsang Jamiang em 1990 e posteriormente pelo V.Lama Trinle Drubpa – 1993 Bokar Tulku Rimpoche 1996 e Mingyur Rimpoche 2007.

 

Viagens de Estudo e Meditação

1988, República Ocidental da China - onde realizou seu primeiro retiro de meditação com duração de 45 dias no mosteiro da tradição Chan – Tem Tão Tão Yuan

1988, China Continental - estudo do tai chi chuan tradiconal

1990, Estados Unidos de América - encontro com o Grão mestres Yang Zendhuo bisneto do criador do estilo de tai chi chuan Yang Yang Lu Chan

1998, 2000, Espanha - centro de retiros Dag Shang Choling - huesca – Lama Drubgyu Tempa

1988, 1990 Mosteiro de Será Me em Maysore – Karnataka India

1993, 1995, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2004, 2005, 2006 Bodhigaya e Mosteiros de Salugara, Sonada Mirik W.B. Índia – Seminários sobre o Maha Mudra oferecidos pelo M.V.Bokar Tulku Rimpoche e cerimônias relacionadas a passagem do M.V.Bokar Tulku

2002, 2005,2007, 2012 China Realizando peregrinações as montanhas Wu tai Shan

 

Patrocinou a vinda ao Brasil de Mestres Budistas como:

Ryotan Tokuda (Japão) Zen soto senshu
Dokan Yanashigawa (Japão) Tendai Shu
Seung Sahn (Coréia) Zen Rinzai
Yukio Ponce (Japão) Shingon Shua
Lobsang Jamiang (Tibete) Mosteiro Será Me
Trinle Drubpa (Tibete) Dag Shang Kagyu
Bokar Tulku Rimpoche (Tibete) Dag Shang Kagyu
Kempo Jampa Donnyo (Tibete) Dag Shang Kagyu
Yang Zhenduo (China)
Yang Jun (China)
Lama Yonten (França) Dag Shang Kagyu
Kempo Osel Gyurme (Nepal) Nigma Tradicion
M.V.Mingyur Rimpoche (Tibete)
Lama Norbu Repa (França)
Lama Nagwang Thenpel (Nepal)

 

Desde 1999 até 2011, organiza junto com sua esposa a Profa. Maria Angela V.S.Soci, os Seminários Internacionais de Tai Chi Chuan no Brasil com a prescença do Grao Mestre Yang Zhenduo e o Mestre Yang Jun, no ano 2013 completa o XIV Seminario.

 

Monografias Premiadas pela Sociedade de Cultura Japonesa:

1981 Bushido: "O código de honra do Samurai"
1982 Haiku: "Poema Japonês"

 

Livros e artigos de sua autoria:

1983 Revista Planeta Especial de Artes Marciais - Editora Três
1984 Revista Planeta Especial de Zen Budismo - Editora Três
1985 Tai Chi Chuan para uma vida longa e saudáve l- Editora Ícone
1987 O Espírito das Artes Marciais - Editora Ícone
1994 O I Ching: uma abordagem psicológica e espiritual - Editora Ícone
2008 DVD "chuva de Bênçãos"
2009 I Ching o Livro da Sabedoria –uma abordagem budista
2009 O Espírito das Artes Marciais – filosofia e mística (edição revisada e amplida)
2009 Manual Tibetano Portugues (Ed. Da SBTCC)
2010 O Coração da Bondade (Ed. Da SBTCC)

 

Realizou sob a orientação do Ven Lama Trinle Drubpa no ano de 1996 em regime de retiro fechado durante um ano e meio retiro Karma Kamsang , onde realizou o Nongdro". Aprendendo as pujas e treino das Sadanas da Linhagem . Isto foi registrada pelos Próprios Lamas Trinle, Bokar Rimpoche e Kempo Donnyo na sua visita realizada ao nosso Centro em 1996, por ocasião da consagração da Primeira Grande Estupa Dharmakaya da América Latina, construída em nosso centro. Sua casa de retiro foi consagrada pelo Venerável Bokar Tulku Rimpoche, Kempo Donnyo Rimpoche e outros Lamas presentes

Desde o ano 1995, na procura pelo entendimento claro e profundo dos ensinamerntos sobre o Mahamudra, acompanhou ao seu Mestre M.V. Bokar T.Rimpoche realizando varias vezes os retiros de Mahamudra nivel I II e III. Recebeu de mãos do M.V.Bokar Rimpoche a Iniciação e o treinamento da Sadana de Milarepa, realizando retiro fechado de 6 meses.

Instruções sobre o treino das Tara Verde onde também realizou retiro fechado de 6 meses

No ano de 2002 viaja ao Mosteiro de Bokar Tulku Rimpoche na india para receber o ciclo completo de iniciações Shangpa Kagyu oferecido por Bokar Tulku Rimpoche e todos seus lamas.

Em 2003/ 2004 2 2004 recebe do Lama Yontem em sua residência ensinamentos sobre o treino do Drub Tab de Mahakala Chagdrugpa Yidam que vem treinando desde 1993.

No ano de 2004 recebe das mãos do Mui Venerável Khenpo Lodro Donyod Rinpoche no mosteiro em Mirik o manto (Zen) de Naljorpa assim como as reliquias do seu Guru Raiz Bokar tulku (falecido no mesmo ano) que foram inseridas nas 8 estupas consagradas em 2007.

Em 2005 viaja junto com sua esposa Profa. Maria Angela Soci a Questa New Mexico U.S.A para realizar o seminario de Mahamudra nivel I e II junto ao M.V. Myngyur Rimpoche.

Em 2006 e 2007 Recebe em São Paulo novamente os ensinamentos do seminario de Mahamudra nivel I e II junto ao M.V. Myngyur Rimpoche.

No Centro de Retiros do Jardim do Dharma, realiza Junto com o Ven.Lopon Osel Gyurme, discipulo do M.V. Dilgo Kyentse Rimpoche, 1 retiro fechado de acumulação de mantras nas Cinco Divindades de 30 dias concluindo o mesmo com o recebimento dos Votos do Bodhisatwa que tambem tinha recebido em 2002 de seu Mestre Bokar Tulku Rrimpoche.

Em 2005 constrói 8 estupas de 7 metros de altura em memória do M.V.Bokar Tulku Rimpoche.

Em junho de 2007 participa das cerimonias de consagração das 8 Estupas realizadas pelo M.V. Mingyur Rimpoche.

Em 4 de Agosto de 2008, foi recebido, junto aos os seus alunos, em Dharamsala (Índia) por S.S. XVII Karmapa Orgyen Trinle Dorje. Nesta ocasião, entrega a Sua Santidade, um álbum com fotos além de DVDs contendo o histórico do Jardim do Dharma e a construção das 8 Stupas.

Participa depois com seus alunos das cerimônias de saída do tradicional retiro de 3 anos do M.V.Yangsi Kalu Rimpoche. Apos as cerimônias e de ter realizado suas entrevistas com Kempo Donyo Rimpoche e Kalu Rimpoche, visita o Mosteiro de Dudjom Rimpoche em Kalingpon (Índia), onde recebe instruções sobre as cinco Divindades do Lopom Yamiang.

Em Agosto de 2009, por indicação de S.S.Karmapa, encontra-se, juntamente com sua esposa, Profa. Maria Angela, com o M.V. Kyabje Tenga Rimpoche, momento em que recebe as iniciações de Dorje Phurpa, os ensinamentos sobre "A União do Mahamudra e do Dzogchen", composto pelo Grão Mestre Karma Chagme.

Recebe também a Iniciação das cinco Divindades (Demchok Lha nga) do Oitavo Karmapa Mikyö Dorje, assim como as instruções particulares sobre o desenvolvimento da meditação referente a esta iniciação. Neste momento, recebe também a Ordenação Nagpa, na presença dos diretores do Centro Benchen Puntsog Ling entre outros. A partir deste ano, Lama Zopa (como passa a ser reconhecido) Viaja anualmente a katmandhu – Nepal para receber instruções diretas de Kyabje Tenga Rimpoche e S.S.Sangye Nhyengpa Rimpoche.

Em Fevereiro de 2013 em Katmandhu – Nepal, recebe de S. S. Sangye Nhyengpa Rimpoche o ciclo completo de iniciações tituladas "Kagyu Nag Dzod" Pertencentes à Escola Karma Kagyu.

No mês de outubro, em Espanha recebe de S. S. Sangye Nhyengpa Rimpoche o ciclo completo de iniciaçoes tituladas "Chigshe Kundrul do IX Karmapa Wangchuk Dorje" (1556-1603).

 

Siga as postagens do Prof. Roque no Facebook

Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental
Rua José Maria Lisboa, 612 / Sl. 07 - Bairro Jardins - São Paulo/SP - CEP: 01423-000
Tels: (11)3884-8943 ou (11)97678-6072 / e-mail: contatotaichi@sbtcc.org.br