Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental Yang Chengfu Tai Chi Chuan Center Yang Family Tai Chi Chuan

Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental

Yang Chengfu Tai Chi Chuan Center - São Paulo - Brasil

Desde 1978 ensinando no Brasil

 

Representantes para a América Latina da
Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang

Sobre a SBTCC
Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental

A Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental foi fundada em 1978 pelos Prof. Roque Enrique Severino e Maria Angela Soci Severino, sendo os pioneiros na difusão do Tai Chi Chuan da família Yang aqui no Brasil.

Em 1988 fomos reconhecidos pela Federação de Tai Chi Chuan da Rep. Ocidental da China, sendo a partir dessa data seu representante oficial no estado de São Paulo. Em 1990 o Prof. Roque Severino esteve nos EUA, no Primeiro Seminário para Ocidentais em Virgínia organizado pelo Grupo "Taste of China" onde o Mestre Yang Zhenduo (bisneto do criador do Estilo Yang) iniciou suas instruções sobre o Estilo Tradicional da Família Yang. A partir daí, as instruções oferecidas em nossa escola seguiram os princípios estabelecidos pelo Mestre Yang Zhenduo.

Nos meses de Maio e Setembro de 1998, a diretora da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental, esteve duas vezes na China, na casa do Mestre Yang Zhenduo, Mestre da geração atual, reconhecido hoje, como a autoridade máxima no assunto, para aperfeiçoar a "Forma Tradicional do Estilo Yang" (108 movimentos) que há 20 anos vem treinando, a "Forma Curta" (49 movimentos - específica para campeonatos) e a "Forma de Tai Chi de Espada" (67 movimentos).

 

Família Yang

O método utilizado pelo Mestre Yang Zhenduo com a aluna Maria Angela, foi o mais tradicional dentro da linhagem. Aulas particulares no jardim de sua casa, três horas pela manhã, três horas pela tarde além dos treinos das correções, tarefas e exercícios que eram praticados e estudados nas horas intermediárias aos treinos com instrução direta. A relação Mestre-Discípula, criada nestas duas oportunidades, deu um grande ânimo ao Mestre Yang.

De acordo as instruções do próprio Mestre Yang Zhenduo, os princípios mais importantes do Tai Chi Chuan, devem ser sempre preservados e o trabalho milimétrico com a atenção nos movimentos, tem importância fundamental para que os princípios sejam compreendidos pelos praticantes. Ele diz: "Atualmente existem muitas pessoas praticando Tai Chi Chuan pelo mundo todo, mas muito poucos respeitam os princípios, o que lhes impede de colherem os resultados mais elevados em sua prática".

"Os princípios deixados por meu pai, Yang Chenfu, são o coração do Tai Chi Chuan, devem ser estudados e praticados cuidadosamente, com consciência, atenção e dedicação, para que a arte não se deturpe e perca o seu grande valor tanto externo, melhorando a saúde das pessoas, como interno, na formação do caráter dos indivíduos da sociedade atual".

 

Angela Soci e Mestre Yang Zhenduo

O empenho do Mestre Yang Zhenduo atualmente, está em preservar e difundir a prática do Tai Chi Chuan tradicional, desde que os benefícios obtidos pelos praticantes tem sido grandiosos, principalmente no que diz respeito à cura de enfermidades de todos os tipos. Sua dedicação ao ensino da arte é integral, viajando durante o ano todo, encontrando os diversos grupos dentro da China, organizando campeonatos, encontros, seminários, instruções, livros, vídeos, etc. Aos 72 anos, este "tigre" como se auto intitula, é incansável e um grande exemplo a ser seguido por todos.

Atualmente o Mestre Yang Zhenduo reside na cidade de Tayiuan, na Província de Shanxi, na República Popular da China. Só na Província de Shanxi, conta com 70 centros de difusão do Tai Chi Chuan tradicional e cada centro possui por volta de 1000 alunos. Sem contar com os centros na Europa e Estados Unidos, que já contam com um grande número de adeptos.

 

Grupo SBTCC

O Mestre Yang Zhenduo, através da professora Maria Angela, vislumbrou a possibilidade de expandir suas fronteiras, até a América Latina e a incumbiu com esta tarefa: "Volte para o Brasil e divulgue o Tai Chi Chuan lá, mas não se limite ao Brasil somente, faça contatos pela América Latina toda e leve a Forma tradicional da Família Yang, para todos os lugares que você conseguir, darei todo apoio e respaldo necessário". "Forme seus alunos e venha participar do Campeonato Internacional de 2002, com um grupo que represente o Brasil.

A responsabilidade é grande e por isso mesmo é que junto ao Professor Roque Enrique Severino, seu marido, Maria Angela, vai se dedicar intensamente a este objetivo.

No mês de Junho de 1999, recebemos a visita dos Mestres Yang Zhenduo e Yang Jun que por primeira vez ofereceram um Seminário de Tai Chi Chua na América Latina! Um grande evento que moveu praticantes do Brasil todo e contou com a participação argentinos também.

 

Angela Soci e Mestre Yang Jun

Em Outubro de 1999 a professora Maria Angela esteve em Seattle participando da Primeira Reunião Oficial dos Diretores de Centros Yang Chengfu, para receber diretamente das mãos do Mestre Yang Jun, sexta geração de transmissão do Estilo Tradicional Yang de Tai Chi Chuan, o "Certificado Oficial" para funcionar como Centro Yang Chengfu do Brasil.

Neste evento oficial, diretores dos centros de Brasil, Canada, China, Estados Unidos, França, Itália e Suécia, se reuniram para dar início aos trabalhos da Associação Internacional do Estilo Yang de Tai Chi Chuan e deliberar o futuro desenvolvimento desta organização que tem como objetivo principal, difundir ao máximo os ensinamentos dos membros da Família Yang de Tai Chi Chuan, com todos os princípios deixados pelo grande Mestre Yang Chengfu.

A partir de agora de acordo com as orientações dadas pelo Mestre Yang Jun, nossos esforços dirigem-se para a formação de muitos instrutores que queiram se aperfeiçoar nas técnicas da Família Yang que são:

Tai Chi Chuan Forma Tradicional, Tai Chi Chien (Espada Tai Chi), Tai Chi Dao (Sabre Tai Chi), Tue Shou (Mãos que Empurram) e a Forma de 49 movimentos para ser apresentada em campeonatos nacionais e internacionais.

Também foram estabelecidos os sistemas de Rankings, onde os praticantes poderão se postular para serem avaliados e graduarem-se de acordo às deliberações oficiais da família. São 9 níves de graduação que respeitam regras bem estritas baseadas em tempo de prática, compreensão da moralidade que abrange as Artes Marciais Chinesas e conhecimentos teóricos previamente estudados.

 

Angela Soci e Mestre Yang Zhenduo

Aqui no Brasil a partir do ano 2001 realizamos exames anuais mediante um Comite Oficial organizado no Yang Chengfu Tai Chi Chuan Center - Brasil, em datas e eventos que são divulgados com antecedência. Qualquer dúvida entre em contato conosco!

Se tiver alguma questão sobre o Tai Chi Chuan e suas técnicas, estamos à sua disposição para esclarecimentos!

Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental
Rua José Maria Lisboa, 612 / Sl. 07 - Bairro Jardins - São Paulo/SP - CEP: 01423-000
Tels: (11)3884-8943 ou (11)97678-6072 / e-mail: contatotaichi@sbtcc.org.br