Sociedade Brasileira de
Tai Chi Chuan e Cultura Oriental

Desde 1978 ensinando no Brasil

Chi Kung

O Chi Kung (Qi Gong – 气功) é uma disciplina da Medicina Tradicional Chinesa, e tal como esta evoluiu através dos tempos. Resulta de milhares de anos de experiência dos chineses no uso da energia (Qi) para tratar doenças, promover a saúde e longevidade, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade.

Para se obter os benefícios que esta prática proporciona, é necessário dedicação regular a seus treinamentos, disciplina e aplicação prática da sua filosofia no dia-a-dia.

O Chi Kung beneficia o metabolismo e previne a maioria das chamadas doenças da meia-idade, tais como o endurecimento das artérias e articulações.

Quando é praticado regularmente, beneficia o sistema nervoso central, e o praticante sente-se revigorado e alerta para suas atividades do dia a dia.

Ao longo destes trinta anos de experiência na formação de Instrutores capacitados nesta modalidade temos constatado que os benefícios se estendem para consultórios médicos, salas de aula, grupos de idosos, empresas, assistências médicas, hospitais, academias, centros esportivos, clubes, postos de saúde, entre outros. Você será acompanhado passo a passo e vai adquirir condições de ensinar esta série de Chi Kung com qualidade e responsabilidade, beneficiando um sem-número de pessoas!

Durante a formação, o aluno é acompanhado passo a passo para adquirir condições de ensinar com qualidade e responsabilidade, além de entrar em contato com um mundo maravilhoso de conhecimento a ser explorado!

Nossa escola oferece para você a oportunidade de educação continuada com atividades complementares, cursos de reciclagem e aprofundamento, estágios e outras modalidades que se interligam à esta prática.

Nossa preocupação prioriza a qualidade da formação tendo em vista a amplitude dos campos de atuação da modalidade. Assim como proporcionar ao praticante um caminho de desenvolvimento através da prática constante do Chi Kung, sua compreensão filosófica e energética e seus benefícios para a saúde.

A formação em Chi Kung na Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan é composta por duas etapas:

Chi Kung: Série Fundamental para Energia e Saúde

Nossa série apresenta 12 exercícios, entre posturas fixas e posturas com movimento. O Chi Kung é considerado um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e tem seu embasamento neste conhecimento milenar. Estes exercícios trabalham a respiração, o alongamento, a flexibilidade, o fortalecimento de todo o corpo, a coordenação e a consciência corporal. São técnicas de cultivo da energia vital e da calma mental, que equilibram o corpo, as emoções e a mente.

Chi Kung: Ba Duan Jin (Série “Os Oito Exercícios Preciosos”)

O PaTuan Chin, traduzido como: “As Oito Peças do Brocado” ou “Os Oito Exercícios Preciosos”, designa uma sequência de oito exercícios de Chi Kung (exercícios que estimulam e fortalecem o “Chi”, a energia vital do corpo) utilizados como forma de manutenção e recuperação da saúde. Esta técnica é utilizada pela Medicina Tradicional Chinesa e por diversos estilos de artes marciais.

As técnicas podem ser realizadas em pouco tempo, sendo excelentes para as pessoas que sofrem de grande pressão emocional, alto nível de estresse e possuem pouco tempo disponível para praticar.

Sua prática simples e ao mesmo tempo muito vigorosa e eficaz promove o fortalecimento e alongamento de todo o corpo, massageia os órgãos internos, fortalece os ossos, músculos e tendões, promove o desbloqueio e uma melhora da circulação da energia nos meridianos (canais de energia do corpo).