Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental Yang Chengfu Tai Chi Chuan Center Yang Family Tai Chi Chuan

Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental

Yang Chengfu Tai Chi Chuan Center - São Paulo - Brasil

Desde 1978 ensinando no Brasil

 

Representantes para a América Latina da
Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang

Empresas

Projeto Qualidade de Vida - "Ginastica Laboral Oriental"

A Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental há 24 anos dedica-se a ensinar o Tai Chi Chuan Tradicional da Família Yang. Nosso alunado e composto por empresários liberais de áreas diversas, como médicos, engenheiros, arquitetos, professores, e outros exercem funções de liderança dentro de suas empresas, hospitais, escritórios, escolas, etc.

Uma pesquisa entre estes alunos comprovou que 90% sentiu melhoras significativas no seu desempenho profissional, estado de atenção e concentração no trabalho e especialmente na qualidade de sua saúde física e emocional. No campo das relações humanas, o trato com colegas e superiores chegou a um nível de entendimento que possibilita a maior compreensão e integração no trabalho.

O que mais chama atenção na pesquisa é o nível da capacidade de encarar problemas tanto profissionais como particulares, com "calma", encontrando soluções adequadas aos mesmos, sem desgaste físico ou emocional. É por estes motivos que, deste treino do Tai Chi Chuan extraimos exercicios faceis de aprender e que se adaptam ao sentir do trabalhador brasileiro, e que denominamos "Ginastica Laboral Oriental".

Esta prática regular dentro das empresas, já ocorre em diversos países onde a Yang ChengFu Center mantem seus centros, e mesmo no Brasil com grande sucesso.

 

Varios especialistas em Recursos Humanos e Qualidade de vida nas empresas falam ao respeito

Especialistas internacionais dizem que, além de dietas e da prática esportiva, o profissional deve cuidar das emoções e do espírito. Assis Moreira de Davos - Gazeta Mercantil - Segunda feira 16 de fevereiro de 1999.

"Empresas como o Bank Boston e a Visteon Sistemas Automotivos vêm fazendo investimentos crescentes ( no caso do banco, o montante chega a R$ 800mil por ano) para melhorar a qualidade de vida de seus funcionários."

"Programas de atividades físicas no local de trabalho aumentam a produtividade cerca de 5% particularmente entre sedentários ou empregados em funções monótonas"diz Roy Shepard, Professor Emérito da Universidade de Toronto.

"Para funções estressantes, uma combinação de exercícios lentos, rítmicos e relaxamento diminui o nível da tensão".

Samuel Panossian de 51 anos Diretor da Visteon Sistemas Automotivos sente-se outra pessoa desde que começou a se exercitar regularmente a 2 anos "antigamente trabalhava muito além do horário, mas não produzia muito: agora, saio no horário certo e o trabalho rende muito mais, estou mais animado e menos tenso", afirma. Gazeta Mercantil Quarta Feira, 14 de Abril de 1999.

No Grupo Pão de Açúcar, há seis anos, office-boys, açougueiros, secretárias e diretores se exercitam e correm ao lado de Abilio Diniz. A integração informal entre funcionários é muito produtiva, garante o Diretor de Coordenação Comercial Paulo Gualtieri. "As conversas que surgem durante os exercícios acabam sendo mais produtivas que uma reunião". Diz.

Estude este projeto com atenção, e ofereça esta oportunidade a sua Empresa. Nós garantimos que as mudanças sentidas pela empresa e pelos funcionários, serão expressivas, já no primeiro mes de treino.

 

Como manter os talentos e evitar a imigração?
Entrevista com José Maria Fiorino Soula

Neste terceiro milênio, nestes novos tempos, nessa nova era que estamos vivendo hoje, já não bastam aquelas velhas maneiras de gerir o capital humano humano de suas empresas. Hoje e concenso que faz a "diferença" em qualquer organização é o ser humano, ou seja, o seu funcionario, ou seja a qualidade com que este funcionario executa suas fuinções.

Estamos vivendo tempos onde a velocidade é a marca registrada desta era, velocidade de informação, comunicação e etc. e também velocidade com que o Bom Funcionário muda de emprego.

Se Você não encontrar novas maneiras de que esse funcionario se apaixone pela sua empresa, goste de trabalhar lá, você corre o risco de treinar talentos por anos a fio, gastar tempo e dinheiro quer dizer investimento e na hora de dar retorno a concorrência o roubam de você. Para seduzir o seu funcionario; todas as grandes organizações ja estão investindo muito dinheiro em programas que façam o local de sua empresa o local agradavel de se trabalhar.* não é a toa que a revista exame publique anualmente as cinquenta melhores empresas onde se trabalhar.

Relações interpessoais basedas na confiança, na honestidade, na comprensão do outro, na calma, na criatividade, na tolerância, sem dúvida fazem com que o nivel de stress diario diminua a níveis aceitaveis e a pessoa se sinta feliz e motivada no local de trabalho. Palestras e treinamentos específicos para alcançar este fim são utilizados a custos elevados por estas grandes organizações, por exemplo: treinamentos sobre relações interpessoais, sobre meditação, yoga, terapia de grupo, técnicas de respiração etc.

A seguir apresento aos Srs. uma arte Milenar que comprovadamente alcança todos os resultados que Vocês esperam:o Tai Chi Chuan.

1. Acalma a mente:
2. Reduz o Stress
3. Faz com que as pessoas entendam posições contrárias a dele, e não queira destrui-la
4. Melhora a saúde física.
5. Melhora a saúde emocional.

1 - Para a prática do tai chi chuan, acalmar a mente é um requisito " ci ne qua non " (essencial). O praticante precissa prestar atenção nos movimentos que executa para isso toda emoção conflitiva como raiva, irritação, mágoa, são eliminados. Após a prática este estado mental de calma permaneçe.

2 - Sem essas emoções conflitivas mencionadas no item 1, o nivel de stress é reduzido a niveis significantes.

3 - Horas de prática, atacando e defendendo, avançando e retrocedendo, inspirando e expirando fazem com que a pessoa termine por comprender na prática que o funcionamento de todo o universo dependa de forças contrárias que se complementam e transfere este conhecimento e aplica no própio ambiente de trabalho, e na sua vida particular fazendo com que ele se relacione harmoniozamente no trabalho e no seu lar.

4 - A prática regular do Tai Chi Chuan faz com que a energia vital inerente a todo ser humano, volte a circular normalmente por todo seu organismo humano, descrito na acupuntura, e reconhecido cientificamente pela medicina ocidental, isso faz com que a saúde de todos os órgãos e membros do corpo humano seja estabelecida.

5 - A correta circulação de fluxo energetico fazem com que antigas "couraças emocionais" acumuladas durante anos sejam dissolvidas, recuperando uma postura naturalmente ereta. Antigas mágoas, insucessos, frustrações, e decepções amorosas, abandonos, resentimentos etc. que se acumulam durante anos no peito são liberadas e passa a respirar normalmente. Exesso de responsabilidade, metas e resultados que tem que ser alcançados e o medo de não conseguir alcança-los acumulados nas costas são também dissolvidos tirando a corcunda da pessoa fazendo com que ele volte a andar ereto.

Essas novas posturas fazem com que ele tenha uma nova vissão da vida mais otimista, recuperando a auto confiança e a vontade de viver.

 

Como evitar que seu funcionário seja "roubado" pelo seu concorrente?
Entrevista com a Sra. Emy Kajimoto (R.H. da Coca Cola - Pernambuco)

As Pessoas nas Organizações.

O acirramento da concorrência das empresas para permanecerem no mercado tem gerado nas organizações a busca constante de um modus operandi que lhes garanta uma diferenciação competitiva. Tem-se compreendido e aceito que tal condição é produto da ação das pessoas. As politicas e práticas para gerir os recursos humanos das empresas temn procurado atender as necessidades das pessoas através de remuneração varíavel, planos de carreira, beneficios e atualmente, algumas oferecem espaços e equipamentos para a prática de ginastica e musculação, dentro de programas que promovem qualidade de vida.

Nesse particular, a saúde é o foco. E raro hoje em dia, pessoas que não reconhecem o valor de uma caminhada, da prática de um esporte, ou de qualquer atividade física para combater o stress, e todas as doenças do mundo moderno. Entretanto, via de regra, essas iniciativas atuam sobre o efeito e não a causa dos problemas e os beneficios dessas atividades restringem-se a propria pessoa e a empresa como promotora, através de associações com clubes e academias, e apenas se ve como propiciadora do bem estar decorrente dessas práticas.

As empresas não reconhecem ainda a necessidade de terapias (e os planos de saúde também não) mas sabemos que o stress, ansiedade, depressão são tão presentes como as doenças por esforço repetitivo (LER), cardiacas, úlceras nos prontúarios dos exames médicos periódicos, e que em última analise são manifestações somátiicas daqueles primeiro citados.

O Tai Chi Chuan enquanto atividade física, supera qualquer esporte, pois atua não só nos músculos fortalecendo-os, mas principalmente nos tendões e articulações, tornando o individuo menos propenso a doenças de natureza reumática. O trabalho constante com a respiração por sua vez, atua no sistema circulatório, respiratório e digestivo, melhorando e fortalecendo a atividade de esses orgãos, prevenindo doenças encontrados nos que desenvolvem atividades sedentárias e executivos.

Por outro lado o Tai Chi Chuan pode ser praticado individualmente ou em grupo, por pessoas de todas as idades.

E estimulado nos praticantes atividade em grupo a cooperação e não a comopetição. A cooperação é que permite o desenvolvimento. Sosinho a pessoa não percebe os proprios erros e aprende com os erros dos outros (dar e receber - feed back) e essencial para a prática da forma.

Essa valorização do individuo no grupo e o grupo para o individuo, é uma vivencia que pode e deve ser transposta para dentro da empresa para que as pessoas se vejam como parte de um todo, e a sinergia apareçe quando ha uma compreensão dessa interdependência.

O espírito alerta, disposição fisica e mental, capacidade de concentração são outros beneficios desenvolvidos pela prática regular do Tai Chi Chuan e diretamente aplicaveis na atividade que as pessoas desenvolvem na empresa.

No aspecto psicológico, o Tai Chi Chuan atua reestabelecendo o adequado equilibrio emocional, minimizando a ação de agentes estrerssantes do organismo, podendo se caracterizar como uma ferramenta auxiliar na adaptação da pessoa no ambiente em que está inserido ao possibilitar o auto-conhecimento e o desenvolvimento de posturas morais e éticas no relacionamento com as pessoas e a empresa.

O Tai Chi Chuan portanto, pode ser institucionalizado e incentivado pela alta direção, tornando-se um instrumento para auxiliar na mudança da cultura da empresa, (ènfasse no processual, na padronização, na participação) para obtenção dos resultados finais.

E além disso, é uma demonstração da atuação da empresa para com seus empregados enquanto pessoas integras (e não apenas o homo faber) e isto, sem dúvida criará um sentimento de pertencimento, e se constituir num instrumento de retenção de talentos, justamento com os principais beneficios oferecidos pela empresa.

 

Benefícios que a prática regular da ginástica Laboral Oriental promove:

- O treino continuo desta ginastica aumenta a capacidade de trabalhar sob intensa pressão garantindo a possibilidade de aceitar e vencer grandes desafios;

- Previne e elimina as causas do Stress;

- Fortalece a Inteligência Organizacional da empresa;

- Elimina e previne os problemas causados por esforços repetidos: LER;

- Aumenta a auto percepção, o autocontrole, e a motivação;

- Previne acidentes de trabalho;

- Diminui consideravelmente o absenteísmo;

- Aumenta a auto estima;

- Estimula a criatividade e a liderança;

- Promove a cooperação e comunicação entre funcionários e lideranças, melhorando as relações humanas;

- Confere a capacidade de encontrar soluções rápidas e efetivas;

- Estimula o aumento da produtividade.

 

Plano Piloto de Benefícios:

Tempo é dinheiro, por este motivo o Plano Piloto foi idealizado para oferecer a sua empresa a possibilidade de comprovar os beneficios desta prática em um breve lapso de tempo.

Para tal finalidade estudamos as seguintes possibilidades:

1) Palestra introdutória e aula experimental oferecida pelo Diretor da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental Prof. Roque E. Severino, dirigida aos Sres. Diretores.
Tema:"Os benefícios da Ginastica Oriental Laboral na saúde física emocional e mental do ser humano" (e como isto se reflete na sua empresa)
Tempo: 60 minutos.

2) Seis (6) Aulas práticas com explicação dos beneficios de cada exercicio na saúde psicofisica.
Local e data: a ser estipulado por Vossa Empresa ( poderá ser realizado em areas livres, jardins patios etc. ou na propria seção onde seus funcionarios desenvolvem regularmente o seu trabalho)
Tempo de aula: dependendo de suas necessidades poderá ser de 15 à 60 minutos.
Continuidade deste projeto: estas seis aulas poderão ser repetidos indefinidamente para obter um beneficio continuo e crescente de seus funcionários. Atualmente estamos atendendo a mais de dois anos varias empresas paulistas.

3) Formação de multiplicadores: cursos de fins de semana na sede de sua Empresa ou em nossa sede central na cidade de Cotia.
Tempo de aula por dia: 6 aulas de 45 minutos cada
Quantidade de alunos por turma: mínimo 10 - máximo 20.

4) Apresente as suas necessidades que nossa equipe estudará uma forma conveniente de introduzir a Ginastica Laboral Oriental em sua Empresa

Forma de Pagamento: Cheque nominal, ou deposito em conta corrente: Banco Bradesco ag. 562- 2 conta 44582-7 Contrato: Um contrato simples de prestação de serviços é assinado entre a empresa e a Sociedade Bras. de Cultura Oriental

 

Relação de Custo/Benefício:

O investimento de sua empresa num destes cursos limita-se ao pagamento por hora/aula do instrutor, e a disponibilidade de seus funcionários em participar do curso, antes ou depois do expediente, não alterando as horas de trabalho dos mesmos.

Não são necessários equipamentos especiais ou pre requisitos para os participantes.

Tomando-se o exemplo de pessoas que exercem funções de direção como executivos, gerentes, diretores de departamentos, etc, com 10 horas de trabalho diário no escritório, mais carga extra de trabalho noturno em sua própria residência, o resultado provável será que em 3 anos neste ritmo, o índice de esgotamento físico e mental alcançará níveis altíssimos, por volta de 75% acima do normal, antecipando assim o stress físico e mental, diminuindo a capacidade de produção, propiciando a precocidade de moléstias como a LER, Andropausa e em casos de mulheres, aumentando a TPM em índices inaceitáveis.

Além disso, estas pessoas estarão influenciando seus subordinados de forma negativa e contaminando todo o ambiente com seu stress. Pessoas neste estado, praticamente não produzem e causam prejuízos enormes em licenças médicas, acidentes de trabalho e serviços mal realizados.

Se estes indivíduos praticarem exercícios que aumentem o seu equilíbrio, serenidade e criatividade, o resultado obtido em 1 mes de prática será:

- Aumento de 8% na sua qualidade de trabalho, seja na área produtiva ou administrativa;

- Diminuição de carga de trabalho no lar;

- Diminuição do desgaste físico e emocional, prevenindo enfermidades;

- Melhora geral do nível de energia, disposição e saúde;

- Melhora do nível de auto estima;

- E especialmente, uma boa influência em todos os seus subordinados que vão compreender melhor o trabalho a ser realizado.

Importante:

Todos estes sistemas de exercícios, tem por base a associação de movimentos cadenciados e rítmicos, com a respiração profunda. Esta prática é o que vai aumentar a capacidade pulmonar dos praticantes e colaborar para o cultivo do estado de "tranqüilidade interior". A Tranqüilidade Interior ou a "calma" no ser humano, é o fator decisivo para que todo o seu potencial positivo seja desenvolvido, tanto a nível pessoal como profissional.

Este é o objetivo fundamental destes exercicios.

 

Manutenção e Desenvolvimento:

A manutenção do contato entre o professor e os praticantes, pode ser definida pela própria empresa, quando sejam comprovados os benefícios experimentados por seus funcionários.

 

Empresas que já experimentaram e aprovaram nossos programas:

Somos também parceiros do Ministério da Saúde e da Associação Comercial do Estado de São Paulo, participando de diversos eventos organizados por estas instituições como Feiras de Saúde e Sipats.

 

Programas de acordo à necessidade dos funcionários:

Podemos elaborar programas específicos para atender as diferentes necessidades da empresa, de acordo ao nível de stress a que seus funcionários estão submetidos. Diferentes cargos, geram diferentes problemas e nossos programas podem ser adaptados à qualquer necessidade. O público alvo de nosso projeto abrange desde Executivos, Gerentes e Diretores, até os funcionários administrativos e de produção das empresas.

Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental
Rua José Maria Lisboa, 612 / Sl. 07 - Bairro Jardins - São Paulo/SP - CEP: 01423-000
Tels: (11)3884-8943 ou (11)97678-6072 / e-mail: contatotaichi@sbtcc.org.br