Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental Yang Chengfu Tai Chi Chuan Center Yang Family Tai Chi Chuan

Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental

Yang Chengfu Tai Chi Chuan Center - São Paulo - Brasil

Desde 1978 ensinando no Brasil

 

Representantes para a América Latina da
Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang

Tai Chi Chuan e emagrecimento

Por Angela Soci

Tai Chi Chuan e emagrecimento

Muita gente costuma se perguntar se o Tai Chi Chuan colabora para a perda das gordurinhas indesejáveis. Afinal, como é possível que uma atividade física que tem por base os movimentos realizados em câmera lenta pode fazer com que alguém perca peso? É importante compreender que o Tai Chi Chuan não tem como objetivo fazer as pessoas emagrecerem, mas sim se equilibrarem por inteiro.

No processo de aprendizagem desta arte, em primeiro lugar o praticante toma conhecimento de suas limitações e dificuldades. Depois disso, fortalece seu corpo por inteiro, de forma gradativa, utilizando-se da prática do Tai Chi Chuan. Ou seja, a pessoa vai praticar um tipo de exercício que estimula o funcionamento do corpo por inteiro, fortalece a musculatura e os ossos, estimula o sistema circulatório, equilibra o sistema digestivo e ajuda a pessoa a aprender a respirar com calma.

A suavidade no trato com o corpo é condição importantíssima para um bom aprendizado, ou seja, o praticante vai passar por um processo gradativo enquanto aprende o Tai Chi Chuan. Não vai ter que se forçar, ou machucar o seu corpo; desta forma a pessoa consegue perceber quais são seus limites, e logo em seguida, percebe que é possível se melhorar a cada dia de aula, tornando-se mais flexível, energética e saudável.


Respiração alivia ansiedade e desintoxica organismo

Tomando consciência das modificações positivas que acontecem por meio do Tai Chi Chuan, a pessoa se entusiasma com os resultados e segue na direção da continuidade da prática. Um dos itens trabalhado durante a técnica é a respiração profunda, unida aos movimentos do corpo. Isso proporciona um estado de calma interior para o praticante e reduz imediatamente seu nível de ansiedade. Sendo assim, os atos compulsivos são substituídos por critérios mais cuidadosos, como, por exemplo, a mudança na alimentação, por meio da escolha de comidas mais saudáveis.

Outro fator que determina um equilíbrio geral do corpo é o processo de desintoxicação pelo qual o corpo passa, por meio do Tai Chi Chuan. No processo de aprendizagem e prática continua, a pessoa vai se reequilibrar energeticamente e conseguir desintoxicar seu organismo, permitindo que o funcionamento de todos os sistemas entre num novo equilíbrio. Isso acontece porque o praticante torna-se mais sensível às verdadeiras necessidades de seu corpo e naturalmente vai sentir "novas vontades" ou "desejos" por alimentos diferentes dos habituais, permitindo que sua nutrição seja mais saudável e apreciada em todos os sentidos - além de modificar hábitos por completo.


A arte de mudar hábitos e amar o seu corpo

Dentro do sistema Tradicional da Família Yang de Tai Chi Chuan, as aulas são muito exigentes, especialmente na busca de uma performance adequada, com correções sistemáticas, que levam o praticante a ter um contato com seu corpo em profundidade e um controle de seus movimentos de forma detalhada. Esse fator também colabora em grande medida para que as pessoas passem a gostar de si mesmas e a curtir seu próprio desenvolvimento.

Por tudo isso, não podemos afirmar categoricamente que a prática do Tai Chi Chuan faz emagrecer, mas na nossa experiência percebemos que as pessoas sofrem uma modificação completa em seus organismos, adquirem hábitos saudáveis, e transformam seus corpos por dentro e por fora - para melhor. Sem dúvida alguma, também passam a respeitar seus ciclos naturais e a se harmonizarem com a natureza.

Acredita-se que uma hora de prática de Tai Chi Chuan pode queimar até 300 calorias. Mas tendo em vista que os exercícios não são exaustivos, o praticante pode prolongar seu tempo nas aulas, chegando algumas vezes a três horas seguidas de exercícios. Isso potencializa os resultados e ainda permite que o organismo continue a trabalhar, devido ao aumento natural do metabolismo geral do corpo - fator mais preponderante na queima de calorias do que o próprio exercício em si.

Então, se você tem interesse em perder peso, uma dica pode ser a prática do Tai Chi Chuan, porque os benefícios que vai encontrar no método poderão superar as suas expectativas.

 

 

Outros Artigos

Publicação Realizada no Wechat da Família Yang para toda a comunidade Chinesa

Publicação Realizada no Wechat da Família Yang para toda a comunidade Chinesa

Por Mestra Fang Hong

Mestra Fang Hong esposa do Mestre Yang Jun carinhosamente escreveu este texto a respeito dos Prof Roque e Angela e sua trajetória com o Tai Chi Chuan da Família Yang!

A arte marcial mais popular do mundo

A arte marcial mais popular do mundo

Por Mestre Yang Jun - 5ª Geração da Família Yang de Tai Chi Chuan

Artigo publicado na Revista Kung Fu – Maio/Junho de 2015/6/9 Graciosamente Traduzido por Elaine Campos e Revisado por Paula Faro

Tai Chi Chuan rejuvenesce e melhora a saúde

Tai Chi Chuan rejuvenesce e melhora a saúde

Por Angela Soci

Fácil de ser aprendida, atividade faz bem para corpo e mente

Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental
Rua José Maria Lisboa, 612 / Sl. 07 - Bairro Jardins - São Paulo/SP - CEP: 01423-000
Tels: (11)3884-8943 ou (11)97678-6072 / e-mail: contatotaichi@sbtcc.org.br